Bares e Restaurantes em Berna

Na esteira dos roteiros que fiz aqui pra Berna (veja aqui e aqui), achei legal falar também dos meus lugares favoritos para comer e bebericar. Uma das coisas que eu mais gosto aqui é que não tem "área turística", daquelas onde você vai achar restaurantes de qualidade duvidosa por preços altos, tipo Las Ramblas em Barcelona ou Little Italy em NYC. A parte turística de Berna está no coração da cidade, onde todo mundo faz tudo, e onde os locais transitam o tempo todo. Resolvi listar aqui os bares e restaurantes que, hoje, são os meus favoritos. Eu ainda tenho muito o que conhecer nessa cidade, tenho uma lista de bares e restaurantes para ir, mas como é caro, a gente vai indo devagarinho, rs...  

Comida Suíça
Se a sua ideia e mergulhar de cabeça na culinária suíça (spoiler: você vai comer batata com queijo e queijo com batata hahaha) por aqui tem vários restaurantes. Meus favoritos? Altes Tramdepot, o restaurante com cervejaria própria que fica junto ao parque dos ursos é um dos nossos favoritos para levar visitas. A comida lá é bem boa e o preço é ok, além da vista da cidade que é uma atração a parte. É meu favorito porque o cardápio é bem variado. O Lotschberg fica na cidade velha, próximo à Bärenplatz e é muito recomendado para comer fondue. O Le Mazot fica na Bärenplatz, e apesar de estar no meio da muvuca e ser visto como touristy, serve os melhores röstis. Recomendo muito o que é com queijo raclette e o gratinado com alho.
Tradicional rösti, com um ovo em cima. Prefiro o com queijo raclette, mas esse é bom demais também 
E a silhueta de Berna vista do terraço do Altes Tramdepot num entardecer <3
Outras comidas
Meu restaurante favorito de tudo aqui em Berna é um tailandes, o ShokDee. O lugar é bem simples, em Gümligen (tram 6 sentido Worb Dorf) e a comida é maravilhosa. Tem vários tipos de curry, sopas, entradinhas, e pra mim é sempre uma festa! Além dele, gosto muito do Mont Liban, obviamente, de comida libanesa. Fica em Breinterain (tram 9 sentido Wankdorf, parada Spitalacker). O ambiente é bem característico, sempre tocando música libanesa, o atendimento é gentil, e minha gente... que comida boa. As carnes são incríveis, as pastas (humus e babaganush de chorar de bom), enfim, pra quem gosta, é certeiro. Nunca comemos um hamburguer MARAVILHOSO por aqui, mas o Kung Fu Burguer e o The Butcher quebram um belo galho. No Kung Fu acho o burguer um pouquinho só mais gostoso, mas o ambiente é meio barulhento e sempre cheio... no Butcher gosto quando quero tomar uns drinks (a caipirinha lá e muito boa, e as batatas fritas também).
O ambiente do The Butcher, em foto de Tina Sturzenegger para o 20 Minuten
Cafés
Café por aqui pode significar bar ou café mesmo... Principalmente porque as pessoas efetivamente bebem chá, café, nos bares também hahaha. Mas enfim, vou me ater nesse tópico aos lugares que gosto de ir pra tomar café. Gosto do Café Einstein, exatamente embaixo da casa onde ele morou aqui em Berna na Kramgasse. Também gosto do Coffee Fellows, na Bärenplatz. É um ambiente a la Starbucks, inclusive os preços são iguais, mas as comidinhas são gostosas e o café é bom. O Adriano's, no meio da muvuca do Zyttlogge é um clássico da cidade, pequeninho, e serve um bom chocolate quente.
Um Café no Einstein Kaffee haha.. A foto é do TripAdvisor e não estava creditada :/
Bares
Falei num outro post do Café Volver, em frente a Rathaus, onde adoro sentar pra fora, tomar um drink e ver o movimento da cidade velha. Outro bar favorito é a Turnhalle, que ocupa o espaço de uma antiga escola. Pra dentro você tem um bar gostosinho, com palco para shows, e no jardim, um belíssimo Biergarten que vive cheio nos dias quentes. As vezes por lá encosta o pitaria, um foodtruck de falafels, muito bom. Fica próximo à Barenplatz. Gosto muito também do Der Löscher, em Viktoriaplatz, que ocupa o espaço de um antigo corpo de bombeiros. Tem aquele ambiente hipster de sofas espalhados, palets, luzes pendents, e é gostoso. O Barbieri, na parada Brenterein do tram 9 sentido Wankdorf, é para quem gosta de craft beer, Mati no caso. Ambiente bem gostosinho também (atenção - nesses últimos dois, já fora da cidade velha, você quase não vê turistas). Por fim, o favorito dos favoritos, Abflug, um cocktail bar num dos cellars da Kramgasse. Só aí já é puro charme. Mas os barmans são bem vestidos, a musiquinha é gostosa, o ambiente pequenino é bem aconchegante no inverno, porém difícil de conseguir sentar. É também caro, então é aqueles lugares para sentar, tomar um drink ou dois e sair fora rs.
Café Volver, um dos meus favoritos (foto daqui)
E outro clássico bernense, o jardim da Turnhalle (em foto daqui)
Balada
Aqui a coisa fica meio complicada hahaha.. Até tem balada em Berna, mas se o seu objetivo é única e exclusivamente festar, sugiro que vá pra Zurich se quiser gastar muito dinheiro, ou pra Berlim mesmo que acho que você ganha mais hahaha. Rolam várias festinhas em Berna, e você precisa estar por dentro de quando e onde rolam as coisas legais - coisa que demorou quase um ano pra gente começar a saber. Na Turnhalle, por exemplo, as vezes rola alguma coisa. Fui também a um clássico de Berna, o Club Kapitel, que fica próximo à estação de trem. Rola uma pistinha com globinho, drinks, e nas vezes em que fui, música eletrônica. Mas meu favorito mesmo é a Reitschulle, um espaço alternativo logo em frente o Kapitel. Lá tem bar, tem restaurante, e tem a balada onde rolam várias festas legais. Eu fiquei apaixonada pela vibe. No verão, em frente, o povo fica ainda curtindo música na rua, grafiteiros grafitando, povo curtindo total o espaço público. Muito muito legal. 
A muvuca na Reitschulle, debaixo dos trilhos do trem
Grafite em ação
E balada alternativa sem militância não é alternativa, né?
Enfim, acho que com essa sequência de posts dá pra se ter uma ideia da vida social em Berna, entre passeios, comidas e diversão. Faço sim muita propaganda dessa cidade, porque cada dia mais me apaixono por ela e tudo que quero é que todo mundo ame também. Ta vindo em Berna e quer mais dicas? Ai no menu do blog tem meu e-mail pra contato :)

4 comentários:

  1. Muitas dicas boas, Gabi, principalmente as de restaurantes, porque amo comer fora quando viajo. Esse que você comentou para comer fondue, é legal mesmo? Como já vamos numa época que estará friozinho, quero muito comer um fondue suíço. Tem um restaurante suíço aqui em Dublin, fui num jantar de uma amiga que comemorava aniversário lá ano passado e tava bom, mas achei o gosto bem forte, tinha uns vinhos no queijo, sei lá! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha.. vou te dizer que o fondue suíço é assim mesmo: deve ser colocado um pouco de vinho branco, e um pouco de schnaps na panela com os queijos. Schnaps é tipo uma cachaça hehe... Então fica um pouco forte, mas não deve afetar muito o sabor, só se exagerarem na quantidade. E sim, o Lötschberg é bem bom!

      Excluir
  2. Obrigada pelas dicas. Quando irei a Berna já sei onde ir comer uma boa especialidads suíça local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom que gostou! Se for em algum desses depois me conta o que achou :)

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top