Blausee & Oeschinensee

Desde que eu comecei a ler sobre a Suíça, volta e meia ele aparecia em algum texto, algum post do buzzfeed, lindo e absurdamente azul, o Blausee. Um lago que parece sonho e fica aqui no Cantão de Berna. Estava na minha Swiss Bucket List há mais de ano, e eu não via a hora de vê-lo. Agora, durante o nosso mês de exploração da Suíça obviamente que ele não ía ficar de fora. Comecei a ler algumas coisas e vi que seria uma boa casar a visita ao Blausee com o Oeschinensee, outra pérola nos Alpes. Tava feito o roteiro de um dos melhores dias das férias inteiras :)

Saímos aqui da Bahnhof de manhã rumo à Frutigen, uma viagem de 45 minutos. Chegando lá pegamos então o ônibus 230 sentido Kandersteg e descemos na parada Blausee. É bem fácil e basicamente todo mundo no ônibus desceu também. Na descida do ônibus já da pra ver a entrada no parque e a entrada custa 8 francos por adulto. Logo na entrada há uma trilhinha bem fácil e gostosa, e dura sei lá, 5 minutos se você for bem devagarinho rs.. e aí tcharam:

Pois é. Ele é lindo mesmo. Azul mesmo. Blau, muito blau. Eu fiquei babando. Mesmo lendo que ele era pequeno, achei o lago ainda menor do que eu esperava. E isso estraga o passeio? De jeito nenhum. A única coisa é que por ser pequeno tem menos margem, e por isso é mais lotado. Digamos que tirar uma foto people free é bem difícil haha. Mas sério, é lindo de doer e nada estraga. É possível ver muitos peixes de variados tamanhos e também a estátua da moça (que diz a lenda que chorou tanto a morte do amor dela lá, que suas lágrimas formaram o lago. Aham). Tem gente que faz um passeio de barco cujo chão é transparente. Eu dispensei porque morri de raiva desse barco entrando em tudo que é foto hahaha. Mas com barco, sem barco, de qualquer jeito, o Blausee é um desbunde. Ficam aí as imagens. 
Oi Blausee <3

O bendito do barco

E uma foto meio ruim da moça da lenda, mas ta valendo
Nossa idéia era fazer o picnic de almoço ali, mas como a previsão do tempo marcava chuva por ali por volta das 16h, resolvemos dar andamento e partimos para a segunda parada do dia: Kandersteg. Voltamos para o ponto de ônibus e pegamos o mesmo 230 até o ponto final. De lá fomos seguindo as placas e andamos 10 minutos e chegamos num teleférico (que no inverno é lift de ski).
A caminhada é curta porém de babar
 O teleférico é pago, e para quem tem GA e Swiss pass ele sai com 50% de desconto - 16 francos ida e volta por pessoa. Pegamos o teleférico e:
Rodelbahn com uma senhora vista
Logo na saída você vê a RodelBahn, um tobogã montanha abaixo. Muitos amigos tinham me marcado nesse vídeo aqui, então claro que eu tinha que descer essa geringonça, né. Custa 5 francos por pessoa uma descida - se quiser descer 5 vezes rola um desconto e sai por 15. No começo eu fiquei meio morrendo de medo, mas depois curti muito. 

Passada a adrenalina resolvemos fazer a caminhada até o Oeschinensee, que vem a ser um lago de montanha, alimentado por água que escorre das geleiras alpinas. A caminhada é bem sossegada, vinte minutos num caminho largo de pedrinhas. Pra dar um climinha você sempre topa com umas vacas com sino pendurado no pescoço, vê umas cabines de madeira pela montanha, e olha pra essas paredes colossais que te rodeiam. Eu ainda fico muito impactada com o gigantismo, a beleza que tem essas montanhas. Seja no inverno toda nevada, seja no verão quando você vê os desenhos do tempo na rocha.


Eu já tinha visto várias fotos e já sabia que ele era bonito demais da conta. Mas acho que foto nenhuma te prepara para chegar lá e dar de cara com ele, todo lindão, grandão, azulzão. 


Eu fiquei ali um tempo ali só absorvendo tudo de lindo que tem no lugar. As vezes é difícil, pra gente que vem dum país com uma geografia tão diferente, entender como pode ter um lugar tão espetacular no mundo rs. Passado o choque fizemos nosso picnic de almoço e Mati resolveu nadar. Puta água gelada do inferno hahahah.. Eu fiquei de boa, fui fazer fotos das vaquinhas, que estavam ali dividindo sua praia conosco. Tinha bastante gente nadando, tinha criança se lambuzando de argila, e eu normalmente entro no clima, mas dessa vez preferi ficar sentada pra fora. 



Infelizmente a chuva chegou um pouco antes do previsto, e perto das 15h saímos correndo debaixo de chuva, raio e trovoada para pegar o teleférico de volta. Eu queria ir na Rodelbahn de novo, mas não rolou, estava fechada. Claro que debaixo de chuva todo mundo resolveu descer na mesma hora, e rolou todo um vuco vuco pra pegar o teleférico - parece que fui magicamente transportada para a Estação da Sé às 18 horas. Mas ok, a paisagem ainda estava lá, debaixo de chuva, bem linda. Com chuva, com vuco vuco, com tudo, foi um dos dias mais lindos das nossas férias.

Vacas, montanhas e tempestade

6 comentários:

  1. Lagos magnificos, vaquinhas e paisagem bucolica... a Suica eh mesmo incrivel! Fiquei totalmente encantada quando vc postou essa foto no instagram e devo dizer que vcs fizeram um otimo trabalho em eliminar pessoas e barquinhos das fotos! hahahhaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rolou todo um esforço de esperar as pessoas entrarem atrás da moita hahaha... E vale muito a pena, esse lugar é lindo demais!

      Excluir
  2. Já já vou receber visita em casa e o Öschinensee está no nosso roteiro de passeios porque simplesmente não dá pra deixar passar!!! Espero que a gente tenha sorte com o tempo até lá :-). Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito lindo. Eu já estou planejando levar umas visitas lá também, porque é incrível. Eu fiquei passada! Diz meu telefone que nos próximos dias o tempo vai colaborar viu.. oremos hahaha!

      Excluir
  3. O tanto que queria ver esse post de Blausee, coisa mais linda.. e todas essas outras paisagens também. Cada foto dessa Suíça é um tiro, não sei lidar, Gabi! <3
    Dá super pra entender porque foi um dos dias mais lindos das férias de vocês! Que sensacional esses lugares <3
    O barquinho na foto ficou legal pra composição.. os barquinhos até gosto, mas as pessoas eu fico lá na maior paciencia pra fazer foto sem elas hahaha
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tanta lindeza que a gente até releva o povaréu enfeiando as fotos hahaha.. Meus pais vem pra cá em outubro e eu vou repetir esse passeio com eles. Quero muito ver essas paisagens com folhagens de outono, imagina?!

      Quando você vier a gente vai lá de novo hahaha.. que não da pra cansar dum lugar desse :) Beijos!

      Excluir

Follow @ Instagram

Back to Top